Páginas

11 de junho de 2010

Aqui no Valparaiso conheçi uns companheiros do MTST (Movimento dos Trabalhores Sem Teto) que vieram de São Paulo pra fazer um trabalho de base, e em breves ocupações aqui.
O momento não poderia ser mais propicío já que a especulação imobiliária aqui está correndo solta.
As pessoas estão saindo do aluguel iludidas pelo programa Minha Casa Minha Vida, mas na verdade estão se escravizando com a Caixa Econômica. E esse programa, mesmo que tenha boas intenções não atinge quem realmente precisa. Já que pessoas de baixa renda não conseguem ser beneficiadas por ele.
O MTST é um movimento muito sério e politizado, que estou entrando agora, e que com certeza teremos muitas vitórias aqui em Brasília.
Abaixo segue uma breve apresentação retirada do site oficial do movimento:


O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) surgiu, no final da década de 90, com o compromisso de lutar, ao lado dos excluídos urbanos, contra a lógica perversa das metrópoles brasileiras: sobram terra e habitações, falta moradia. A especulação imobiliária transforma terra urbana em promessa de lucro e alimenta o processo de degradação humana, o caos urbano. Em que cidade não se encontram apartamentos vazios, prédios abandonados, terrenos na periferia à espera da valorização? Em qual centro urbano não há mendicância, morador de rua, submoradias?
As famílias sem-teto não têm direitos, são o avesso da cidadania. Não têm emprego, moradia, alimentação, saúde, lazer, cultura. Vivem como sombras nos semáforos, nas esquinas, nos bancos das praças, atrás de um prato de comida, um trocado. Enfrentam a indiferença, o preconceito, a violência policial. Estão excluídas das decisões políticas que determinam os rumos da vida social.
O MTST tem como um dos seus objetivos combater a máquina de produção de miséria nos centros urbanos. A ocupação de terra, trabalho de organização popular, é a principal forma de ação do movimento. Quando ocupam um latifúndio urbano ocioso, os sem-teto resistem contra a lógica difundida como natural de que pobre nasce, vive e morre oprimido. Não aceitam a espoliação que muitos chamam de sina. Ao montar seus barracos de lona preta num terreno vazio, essas famílias cortam a cerca nada imaginária que protege a concentração de riqueza e de terra nas mãos de poucos. E num terreno de onde uma só pessoa esperava o lucro, os sem-teto plantam a transformação, uma semente de cidadania.
O MTST é um movimento autônomo e não tem vínculos com nenhum partido ou central sindical.
Fale conosco: mtst@riseup.net

http://www.mtst.info/

Quem gostou, pode ver também a Cartilha do Militante: http://www.mtst.info/files/mtst/CartilhadomilitanteMTST.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário