Páginas

26 de novembro de 2008

Caos em Blumenau - Hora de Ajudar!



Sempre vemos muitas ações e doações, quando algum país é atingido pelas chuvas, ou qualquer outro tipo de catástrofe natural, que infelizmente são imprevisivéis e vêem se tornando cada vez mais frequente, quase como uma resposta da natureza a ação depredadora do homem.

Infelizmente as imagens acima são de Santa Catarina, na região Sul do país, que nos últimos dias foi tragicamente maltratada pelas chuvas e desabamentos.

E essa é a hora de ajudar.

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou, até o momento, 59 mortes, 7.703 desalojados e 15.434 desabrigados, vítimas, sobretudo, de inundações, desabamentos e deslizamentos de terra.

Nos municípios mais atingidos, como Itajaí, Blumenau, São Francisco do Sul e Luis Alves, choveu em quatro dias - de sexta (21) à terça (24) - quatro vezes mais do que a média histórica mensal para o mês de novembro.

Peguei num site um mapa das regiões mais atingidas, olha só aqui embaixo:




A Defesa Civil de Santa Catarina abriu duas contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as vítimas das chuvas que atingem o estado desde o fim de semana.

Os interessados podem depositar qualquer quantia nas contas:


- Banco do Brasil

Agência 3582-3

Conta corrente 80.000-7


- Besc

Agência 068-0

Conta Corrente 80.000-0.

Segundo o governo estadual, o dinheiro arrecadado será usado para compra de mantimentos que serão distribuídos entre os moradores das cidades que tiveram alagamentos e deslizamentos.
Quem quiser doar alimentos e roupas deve procurar as prefeituras dos municípios prejudicados pelas cheias e deslizamentos. Entidades públicas e privadas também estão promovendo campanhas e recolhendo material, como a Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
A Prefeitura de Blumenau, uma das cidades mais atingidas, divulgou os números de três contas bancárias para doações em dinheiro. Veja o site da prefeitura

A Defesa Civil recomenda cuidados para quem pretende fazer as doações:

- Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;

- Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;

- Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;

- Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados.

É hora de mostrar solidáriedade, e torcer muito pra que essas chuvas passem logo, e que as autoridades competentes tomem as devidas preucações pra que isto não torne a acontecer, pois mesmo sabendo que não se pode prever estes fenômenos naturais, pode-se ao menos previnir as áreas de mais risco.

Vi algo muito interessante no Blog do José Saramago e vou colocar aqui como reflexão:

"Até quando viveremos, ou viverão os mais pobres, à mercê da chuva, do vento, da seca, quando sabemos que todos esses fenómenos têm solução numa organização humana da existência? Até quando olharemos para outro lado, como se o ser humano não fosse importante? Estas 59 pessoas que morreram em Santa Catarina, neste Brasil onde estou agora, não tinham que ter morrido de esta morte. E isto, sabemo-lo todos."

É... mas infelizmente, os governantes estão mais preocupados com o Desenvolvimento econômico do País, do que com as consequências que isso pode acarretar. É inegavél que isso é reação da ação humana. Fato. É inegavél que isso é sim causa do aquecimento global. Negar isto é fechar os olhos pra realidade.

Como o Próprio Saramago disse: Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário