Páginas

31 de março de 2008

Conflito Tibet x China


Há exatos 718 anos o Tibet tem o seu território ligado a China. Durante vários anos foram feitos e assinados vários acordos, um deles, o Acordo dos 17 Pontos, no qual a China pretendia adotar "medidas para a liberação do Tibete" faz referencia ao Tibete como um estado forte com o qual se deve lidar com respeito e igualdade.

Com a juda chinesa os tibetanos, que antes viviam um regime quase feudal, passaram a ter liberdade e direitos, e a desfrutar de crescimento econômico e progresso social.

A causa da independência do Tibete começou a ganhar força no mundo todo após o massacre de manifestantes pelo Exército chinês, e com a entrega do Nobel da Paz ao dalai-lama o líder espiritual dos tibetanos exilado na Índia desde 1959.

Desde o último dia 10 os conflitos na região tem se intensificado, com várias manifestações de monges budistas e civis que protestam em ocasião do 49º aniversário do levante de Lhasa que levou ao exílio do Dalai Lama.

Até agora já se tem um saldo de 30 mortes além da destruição de vários monastérios e centros culturais.

Essa questão vai além da autodeterminação dos povos. Do direito do povo escolher com quem quer ficar, e como quer ficar. Vai além de uma questão de soberania. Além de boicote a olimpiadas. É uma questão de interesses. De uma lado o povo tibetano marcha sozinho em busca de um sonho de liberdade e estado autônomo e totalmente indenpendente. De outro o Dalai Lama com sua pacifica luta não pela indenpendencia do país, mas por paz e estabilidade. E ainda de outro lado o interesse dos paises ricos em utilizar este conflito como um meio de enfraquecer a China territorialmente e mais ainda, economicamente.

Os tibetanos infelizmente não tem muita escolha, de um lado um regime teocrático e feudal e de outro o imperialismo Chinês.

Enquanto isso autoridades do mundo todo se preocupam apenas em boicotar as olimpiadas, enquanto o povo tibetano segue sem ser ouvido com sua revolta contida.

Esta luta é dos tibetanos contra a ocupação chinesa ou contra as ofertas de paz e diálogo do Dalai Lama. Eles devem escolher.





xPhaby Alvesx
xphabyolax@hotmail.com
xphabyolax@gmail.com
www.fotolog.com/xphabyolax

Salud y Revolución

2 comentários:

  1. achei otimo o comentario, explica muito bem o que está acontecendo la no Tibete.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, um lixo. Vc deveria ler melhor acerca dos fatos. 30 mortes? Inúmeros monastérios? Foram mais de um milhão de mortos, e mais de 6 mil monastérios destruídos, e os tibetanos não puderam escolher nada. afffffff...

    ResponderExcluir