Como a Globalização tem sido feita: O lado bom e o ruim.
Com certeza o setor mais importante que a globalização nos trouxe foi através do que eu chamarei de Revolução técnico - cientifica, ou seja, a industria de informática, que nos trouxe os programas de computadores (Softwares), e o avanço da técnica de armazenamento de informações. A informática invadiu bancos, empresas, bolsas de valores, repartições publicas, escolas, fábricas etc.
Sem contar que, nas telecomunicações tivemos um enorme avanço, com telefonia digital, e a mais importante, a integração da telecomunicação com a informática, que nos trouxe a internet.
È nesse contexto de tecnologia através do sistema neoliberal que surgiram as multinacionais, empresas que são geralmente estrangeiras e se instalam no país para produzir certo produto, por exemplo, sabemos que no Brasil temos varias multinacionais como, por exemplo: Chevrolet, Pegeout, Microsoft, Adidas, Nokia etc.
As multinacionais se instalam em outros países para buscar:
1- Mercado: Espaço para uma comercialização, ou processo de troca.
2-Mão-de-obra: Barata, qualificada e especializada.
3-Estado-mínimo: Mínima intervenção do estado, mínimo poder do estado, ou mínimo poder de fiscalização.
Vou tentar fazer um resumo do que o mundo significa hoje dentro do contexto globalizado, então pra começar diria que o mundo significa consumo econômico, ou seja, produção, produto e mercado. Significa também o poder de transformar as coisas em bens, e impor sobre tudo o que existe um valor de uso e troca no mercado mundial. Temos ainda a privatização, a fronteira móvel entre bens públicos e privados. O mercado estratégico, que vemos sempre, que visa: emprestar (juros), especular (ganhar mercado), investir (risco-país) e claro capital volátil (capital para investimento).
Por último, porém não menos importante, a Relação de trabalho para produzir bens, que é a necessidade de desenvolvimento do sistema produtivo, para obter cada vez mais lucro.
Tudo isso é muito injusto, mas tem também sua face boa, a internet, por exemplo, nos dá acesso a muitas informações importantes, e outras também desnecessárias, nos dão ao mesmo tempo privacidade e exposição, as multinacionais também geram empregos dentro do país, e fazem os produtos ficarem "mais baratos" já que deixam de ser importados, pois passam a ser produzidos no nosso próprio país.
Tudo depende do lado que estamos se estamos vendo o lado bom ou o lado ruim da globalização, eu diria que o que nos pretendemos é fazer as pessoas verem os dois lados, e então decidirem se vão querer ser escravas ou patrões desse sistema.
Penso e luto por um mundo justo, por uma justiça globalizada, por direitos comuns globalizados, por comida globalizada, por saúde globalizada e acho que é pra isso que a globalização deveria servir!
“Venham seus senhores da guerra
Vocês que constroem as grandes armas
Vocês que constroem os aeroplanos da morte
Vocês que constroem todas as bombas
Vocês que se escondem atrás das paredes
Vocês que se escondem atrás das mesas
Eu só quero que vocês saibam
Que eu enxergo através de suas mascaras!”
(Bob Dylan)
E enquanto eu viver mostrarei para todos quem vocês realmente são...
Por: Phabyola Alves
Em breve um artigo sobre a vida, história e execução de Sadam Hussen...